Procura um lugar no mercado de trabalho

Neste momento o mercado se encontra com muitas vagas, 1.178.958 vagas de emprego em todo o Brasil (trabalhabrasil.com.br/) encontre a sua, variando de estado para estado, mas cresce. Em São Paulo, cresceu 1% o número de vagas. Sim, muitas, mas é preciso competências específicas. Toda a mudança que estamos vivenciando na área tecnológica traz modificações na sociedade, seja pelo lado benéfico, seja pelo lado prejudicial. O momento propiciou o desenvolvimento do trabalho Home Office. Provocou o surgimento de boas alternativas nas áreas da saúde, da educação, da inovação. Provocou a cultura do curto prazo, ou curtíssimo como digo. Provocou a diminuição de estruturas físicas das organizações e gerou desempregos. Mas já vivemos momentos de mudanças drásticas na revolução industrial (1850-1950), onde se buscavam especialidades profissionais, os especialistas. Já no Fordismo, do Toyotismo e do taylorismo aprendemos a cultura do tempo é dinheiro e já o entendimento do “curto prazo”. Na terceira revolução, as dos computadores (a partir de 1950…), as competências se tornaram soft Skills e Hard Skills, onde as pessoas ficam presas às planilhas para produção de dados, indicadores, índices e mais índices.

Está preparado? Preparado para ter uma visão sistêmica, ser um profissional polímata. E acima de tudo, você tem que ter intuição e paixão pelo que que ser e/ou fazer. Na minha jornada que iniciei aos 08 anos de idade, na época podia se registrar aos 14, passei por várias âncoras de carreiras, altas e baixas, para chegar aonde estou hoje. São mais de 50 anos de experiências vividas e experimentadas. E ainda contínuo na busca de conhecimentos, neste período de isolamento, me especializei em mais 3 áreas. Portanto se você sonha em galgar uma posição profissional, comece a agir agora, hoje, faça seu planejamento de carreira e dê início. Busque andar com pessoas da área que você escolheu, busque conhecer sobre a área ou as áreas que definiu, fale a linguagem da área escolhida. O seu futuro é consequência do seu presente, não vacile, quem sabe faz a hora não espera acontecer, já ouviu isto não é (Geraldo Vandré). Esteja atento ao mercado, ele anda em alta para cargos profissionais na área digital, para trabalhos com o emocional e para as relações humanas mais espiritualizadas. Busque ter alta capacidade de escutatoria, tenha a facilidade de expressão e saiba que a gestão mudou o modelo, agora é ambígua e complexa. Não estamos mais em um mundo VUCA, 40 anos já se passaram desde a criação deste conceito, hoje vivemos em um mundo BANI, segundo Alberto Roitman. O momento é de extrema necessidade conhecer o ambiente, o social e a governança (ESG) , assunto para outro momento.

Mais uma vez quero provocar você a refletir, e sobretudo, a intenção é fazer você sair da zona de conforto e agir. Busque seus sonhos, “esperar não é saber”. Se gostou, divulgue e me siga para mais assuntos pertinentes. Namastê.

http://lattes.cnpq.br/3021446383821322https://linktr.ee/willeramaral

Compartilhe com os seus amigos!