A pandemia, as atividades escolares, o professor e o digital, tudo de repente mudou. Nesse embaralhado de coisas o professor foi altamente afetado com os acontecimentos, a educação parou e o professor se perdeu no primeiro momento, sumiu o chão. A paralisação trouxe inevitáveis consequências para a rotina das escolas, dos professores, dos estudantes e dos familiares.
Nesse impacto de imediato, os cenários de curto prazo são imprevisíveis e a longo prazo ficou impossível de planejar. Sem dúvida o ano letivo foi embora em uma rapidez impressionante. Em um país de dimensões diferenciadas, as soluções foram ficando impraticáveis como um todo e o alunado ficou distanciado do seu habitat e os pais perdidos com os afazeres diversos e tiveram que assumir mais a atividade educacional.
Uma meta ficou certa, a pandemia trouxe a velocidade de ter que solucionar um problema latente na área da educação, a incrementação do digital nas escolas e nas aulas diárias.
Hoje já se sabe que a integração da tecnologia no processo ensino-aprendizagem tornou-se essencial e ameniza os impactos no ano letivo.
Mas e ai o professor, como ficou? Perdido nesta pandemia de opções políticas, técnicas, financeiras e regionais. A única certeza é que é necessário reorganizar as atividades remotamente para possibilitar um ano letivo, praticamente perdido, e concluir o conteúdo programado.
As consequências são diversas, dependentes de cada instituição, seja ela privada, estadual ou municipal, mas todas as soluções direcionam para a escola digital.
Foi pensando nesta solução que a TWS Consult criou o programa “Eu, Professor, e o Digital’ para agilizar a reorganização e adequação do professor a esta nova metodologia de aula.
Os objetivos do programa “Eu, Professor, e o Digital’ são:
- A manutenção da proposta pedagógica original da instituição;
- Fazer com que a instituição cumpra as normas nacionais e locais;
- Preparar os educadores no uso rápido das tecnologias educacionais gratuitas e disponíveis;
- Manter o contato permanente entre alunos e responsáveis;
- Atender os objetivos práticos da BNCC;
- Manter o aluno conectado à escola mesmo que distante;
- Incentivar vínculos de contatos on-line entre a comunidade escolar;
- Integrar a família, aluno, professor e escola;
- Manter a continuidade do aprendizado, teórico e prático;
- Possibilitar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e das competências socioeconômicas.
Enfim, o programa visa agilizar a prática, o aprendizado e o desenvolvimento da comunidade escolar neste novo modo de conviver no ambiente educacional virtual.
Saiba mais em: www.twsconsult.com.br