Produtividade e o Tempo

Vários autores, entre eles Geronimo Theml (Produtividade para quem quer tempo), e Christian Barbosa (Tríade do Tempo), falam sobre produtividade e a sua relação com o tempo. Legal, vamos ver o que significa produtividade, é o que está ligado à eficiência e entrega de resultados. Em um dicionário, a definição que você vai encontrar é “qualidade ou condição do que é produtivo”, simples para alguns, complicado para outros.

Muito importante é entender que a Produtividade se inicia quando você passa a gerenciar você próprio, aí você pode e melhora seus resultados. Ainda segundo Theml, estar ocupado, sobrecarregado, cheio de tarefas não é produtivo.

Theml cita que são 4 os métodos para melhorar a produtividade:

(1) Clareza/visão, acorde sabendo o que vai fazer no dia e assim todos os dias, deixe de ser Alice no país das maravilhas, construa sua visão, desenhe ou fotografe o quebra cabeça de sua vida. O que você quer montar ou construir?

(2) Método, tudo é método e principalmente os que ensinam a você se conhecer melhor. Produtividade não é esforço, acúmulo de tarefas, e sim, técnica, método.

(3) Mentalidade vencedora, que nada mais é do que uma técnica, busca de conhecimento e prática. O somatório destas duas técnicas citadas forma a “habilidade” necessária para se ter uma mente vencedora e finalizando os métodos;

(4) Energia, nada funciona sem a energia, como exemplo simples, um celular sem bateria. Eu pessoalmente chamo de “querer”. Sem esta força mental, nenhuma decisão vigora. Busque seu “querer”. Pergunte sempre “pra que” busco isso, faço isto, quero isto, ou aquilo, assim você ilumina suas decisões e cria o equilíbrio dos papéis de sua vida. Acredite que ser produtivo não é trabalhar mais, mas trabalhar melhor. O livro “Produtividade para quem quer tempo” desenha isto para você.

Barbosa C., cita que é preciso entender que o tempo pode ser mais bem aproveitado se você consegue dividir suas tarefas em 3 tipos, (1) importante, (2) circunstancial e (3) urgente.

Bacana, agora é conseguir trabalhar o método do Theml com a divisão do Barbosa. Lógico, para entender melhor só lendo os livros, aqui não posso aprofundar senão tomo seu tempo e você não lê porque fica longo, não é verdade? Assim é nosso tempo, nunca temos espaço para leituras e novos conhecimentos.

Para entender a divisão do Barbosa, aqui vão algumas dicas do urgente que é tudo aquilo que deve “ser feito pra ontem”, já ouviu isto, não é? Então, urgente é tudo aquilo que deve ser realizado em um exato momento, senão, gera consequências negativas. Sem dúvida que cria estresse. Mas saiba que um nível inicial de estresse é bom, porque impulsiona para a ação, só não pode deixar exceder o nível. Aqui o ideal é planejar e não deixar para fazer na última hora. Imprescindível aprender a dizer “não” assim você deixa de se prejudicar acumulando tarefas e não contraria os demais com atrasos ou com o não realizado. E por fim, delegar tarefas. Deixe de centralizar, compartilhe, sempre tem pessoas melhores que você ou mais rápidas que podem ajudar, pratique a empatia e a cooperação. Quanto às tarefas do “circunstancial”, são todas aquelas que são realizadas pelos seus antigos hábitos ou em função de suas relações e que não agregam valores a sua vida desperdiçando a maior parte do seu tempo. O tempo que você poderia estar realizando seus sonhos. As tarefas “importantes”, são aquelas que realmente trazem resultados para sua vida, não para os outros, pense nisto. Estas tarefas importantes sendo realizadas melhoram sua autoestima, seus relacionamentos, sua qualidade de vida física, mental e espiritual. Você pode estar pensando! Escrever, falar, citar é fácil, quero ver é como fazer. Então se aprofunde no assunto, busque mais conhecimentos e aqui deixo a dica, leia Tríade do Tempo, com certeza vai ajudar. Lá você encontra a metodologia da Tríade que é simbolizada por uma estrela com as 5 etapas para neutralizar a procrastinação e ajudar você a definir seus objetivos e sua missão de vida.

Os métodos modernos reforçam que primeiro você precisa aprender a se gerenciar. Autoconhecimento pode ajudar muito, assim você consegue administrar o tempo como segundo passo e os dois juntos podem tornar sua produtividade mais leve. Desenhe sua vida de forma mais leve, feliz, mais produtiva e aprofundando no seu “EU”, não esquecendo do controle emocional. Lembre-se, o dinheiro não compra o tempo, o tempo passado não volta mais.

Espero ter levado você mais uma vez a buscar mais sobre o tema.

Se gostou, divulgue e siga nossa rede social.

Vamos falar mais sobre este e outros temas do cotidiano.

Namastê.

Compartilhe com os seus amigos!