É Preciso Mudar! Rápido para conquistar o espaço no “NOVO NORMAL”

Mudança! Segundo o escritor Roger Stankewski, “Toda mudança por menor que seja causa medo. Tudo que é novo e desconhecido nos deixa inseguros. Sair da zona de conforto é a todo modo desconfortável. Ter que abrir mão de tantas coisas para poder deixar que outras entrem em nossa vida fazem as lágrimas transbordarem”. O momento pelo qual estamos vivendo, o COVID-19, nos tira desta zona de conforto e nos leva de modo muito rápido para uma nova zona, desconhecida, insegura, desconfortável e que denominaram de “o novo normal”, será?

Hoje, tenho atendido gestores de empresas que estão passando por tratamento psicológico porque ainda não se adaptaram a este novo normal. Tiveram uma quebra brusca na rotina e não souberam como vivenciar o ócio da noite para o dia. Como citado em alguns órgãos da imprensa, fomos dormir e acordamos imersos em um outro mundo. Tudo mudou em uma simples questão de tempo. Ao sair na rua já não se vê mais pessoas circulando, carros rodando, lojas abertas, e sim, um verdadeiro clima de guerra, uma tensão no ar.

Tudo mudado, toda uma adaptação repentina e dolorosa. O mundo, o país sob pressão da mudança brusca, sendo obrigado a repensar e estruturar seus modelos de negócios. Todas as empresas foram obrigadas a se adaptarem a esta mudança e fazer com que seus processos se tornassem mais rápidos, mais ágeis do que já estava sendo direcionados. Novas tecnologias surgiram para impulsionar estes processos, novas formas de negócios e de negociar estão presentes no mercado. Nunca se ofereceram tantos serviços gratuitos, tantas mentorias, lives que aliás, viraram moda e não param por aí, surgem novas tecnologias a cada manhã que nos
conectamos com o novo normal.

Desde os anos 90, muito se fala em inteligência emocional, resiliência, mindset e nada disto foi suficiente para mudar a mentalidade de gestores altamente desenvolvidos, bastou um simples vírus, os coronavirus, segundo Wikipédia, derivado do vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo (serve diretamente para a síntese proteica), conhecidos desde meados dos anos 60. Pertencem subfamília taxonómica Orthocoronavirinae da família Coronaviridae da ordem Nidovirales, você sabia? Pois é, ninguém estava preocupado ou estudando isto até que surgiu na China, e rapidamente foi vencendo fronteiras do mundo, poderoso vírus e metódico em sua forma de fazer o mundo mudar.

Então foi assim, se não mudamos pelo amor, mudamos pela dor. E assim vamos saindo de uma era do conhecimento que provavelmente teria mais algumas décadas de vida, para era da criatividade forçada e acelerada por uma crise Made in China, por uma metodologia nova a COVID-19.

Dizem que nada acontece por acaso, e eu acredito. Hoje aprendemos a lavar as mãos como nunca se viu, cuidar de higienizar fechaduras, sapatos, roupas e até sacolas plásticas descartáveis, imagina! Ninguém tem medo de mascarado.

Bem, a verdade é que estamos sendo levados a mudar e nos adaptar a este “Novo Normal” e para que sejamos felizes sem necessidade de psicólogos, antidepressivos ou qualquer outro método medicinal, é necessário entender que no processo de adaptação “eu preciso fazer a mudança”, eu quero fazer a mudança”, “eu sei fazer a mudança” e “eu faço a mudança”, conforme cita Betania Tanure, em uma pesquisa realizada em 2014. Logo, ainda citando Tanure, “Para não perder o bonde, é preciso refletir sobre a razão para a resistência e estruturar uma jornada de aprendizagem”, portanto, não resista, mude! Este é o melhor antidepressivo e a melhor receita do momento, busque novos valores, adapte-se a nova onda, a nova cultura, a nova velocidade, as novas tecnologias, novos grupos, busque novos conhecimentos, se conecte a este “Novo Normal” para que você possa adaptar, viver e conquistar novos espaços.

Willer F. Amaral -Administrador.
Mestre em Administração Pública. Coach. Consultor contratado pelo SEBRAE nas áreas de cooperação, cooperativismo, associativismo, negócios competitivos, habilidades gerenciais, recursos humanos, sendo também mediador de encontros empresariais. Atuou como professor universitário na área de administração, ciências contábeis e pós-graduação. Consultor na área de gestão de pessoas e organização. Instrutor de instituições especiais e Técnico Extensionista do MDIC no projeto PEIEX. Sócio Diretor da JMáximo Consultoria Empresarial Ltda e da Mercur importações Ltda. Especialista da TWS Consult. Autor de publicações sobre políticas públicas e de planejamento de recursos humanos.

https://linktr.ee/willeramaral

Compartilhe com os seus amigos!