
Olá, se ainda não me conhece, me siga nas redes, descubra um pouco sobre mim: @willer.amaral
Muito tenho citado e falado sobre propósito. Um assunto que já é muito comentado na mídia, pelos gurus do desenvolvimento e por vários artigos de autoajuda.
Não quero aqui ficar enchendo você com mais um tema desgastado, mas quero alertar que se você descobre seu propósito, você realmente alivia suas dores, seu caminho se torna mais leve e você passa a ter mais felicidade, que já é medida em diversos países como fator de realização.
Quando você descobre seu propósito, o seu objetivo de vida passa a ter mais sentido, você passa a ter com muito mais clareza seu ponto de chegada, não fica como Alice no país das maravilhas, você acha seu propósito de vida.
O propósito, segundo dicio.com.br, O que se quer fazer, realizar; plano, intuito, alvo.
Ou seja, o seu projeto de vida, a sua intenção final. Como pode ver, vai muito além do gostar ou não gostar, é além do prazer, envolve muita busca do autoconhecimento. Você vai precisar ter em mente qual o seu objetivo para conseguir fazer o seu planejamento e assim, chegar no resultado que provavelmente será o seu propósito. É mais profundo, precisa praticar a busca, o pensar envolvendo sonhos, desejos.
É necessário não ser um “Zeca Pagodinho-deixando a vida me levar”. Não deixe os obstáculos da vida te colocar onde não é seu lugar. O propósito é onde você quer chegar, e os objetivos vão orientar as suas ações. Esta definição será seu guia para que você consiga elaborar um planejamento. Assim como base para gerar e manter sua energia necessária para que você possa seguir a sua trajetória, que normalmente não é tão fácil como é apresentada nas redes sociais.
Procure buscar seu propósito ou mantê-lo vivo se já o definiu. Para ajudar você a definir, siga algumas regras.
Não existe uma fórmula mágica para encontrar um propósito de vida. Afinal de contas, cada pessoa é única e para cada uma será um objetivo diferente. Além do mais a cada momento mudamos, e esse propósito irá se transformando.
Por esse motivo você precisará fazer uma autorreflexão. Entender o que é que te toca e o que você quer para a sua vida. Sem sobra de dúvidas essa é a etapa mais trabalhosa e mais complexa de ser realizada, mas não impossível, basta querer. Pois, envolve se conhecer e reconhecer quais são os seus pontos positivos e negativos, use a análise SWOT (FOFA). Procure a meditação, pode ser algo que vai te ajudar no processo de reflexão.
Muito provavelmente, você vai perceber que exigirá alguma mudança pessoal para que você consiga alcançar o seu propósito de vida. Não deixe o dinheiro atrapalhar o seu processo, lembre-se ele é consequência do que anda fazendo. Pratique de forma consciente e justa o “feito é melhor que perfeito”, faça.
Portanto, você precisa saber aquilo que te motiva e manter acesa essa chama para que possa alcançar todos os seus objetivos.
Enfim, você é o único responsável pela sua vida e principalmente pela sua felicidade. Ninguém pode fazer isso por você. Vai e faça sem medo.
E aí, ajudou? Você já sabe qual é o seu propósito? O que você anda fazendo para colocar em prática? Se não, posso te ajudar.
Namastê.