Novos aprendizados! O que podemos aprender com a crise?

Hoje 25 de janeiro de 2021 e mais de um quarto do primeiro mês do ano já se foram. O que você já fez para que realmente o ano seja novo? Promessas são feitas em todas as viradas de um ano, sonhamos, desejamos, mas, e aí, o que de fato fica e o que você está a realizar?

Reflita que ainda tem tempo para correção, a remodelagem e colocar o barco no rumo certo. Estamos todos, todo o mundo, no mesmo barco. Será um ano atípico, com muito mais desafios e necessidades de inovar do que qualquer outro que já vivemos, e olha que posso falar, já são mais de meio século de experiências. Mesmo com este tempo vivido ainda busco o novo. Já citei e gravei que iniciei o ano buscando novos caminhos, novos conhecimentos, me matriculei e estou realizando outros cursos de coach e de vendas com Beto Chaves, efetivando novas leituras como Accountability e Desculpability de João Cordeiro, excelente curso e leitura, aconselho e vou iniciar também uma nova leitura esta semana, “Exploradores de um Mundo em Transformação” de Leandro Jesus. Por que tudo isto? Para buscar novos e diferentes conhecimentos para modificar comportamentos, para disseminar junto ao meu público, enfim, para que eu me atualize para enfrentar o novo que ainda está no início.

Por falar em novo, aqui vou deixar algumas mínimas dicas rápidas do que já tenho aprendido nestas novas buscas, para que você reflita sobre elas e tome uma atitude ou até mesmo mude seu comportamento.

1- “Coach é uma pessoa chata e criticada, porque só faz perguntas”, mas é para tirar você da zona de conforto”. Beto Chaves

2- “Coach não é motivação, é um processo com metas e ferramentas em busca de resultados” BC

3- “Desculpability tem várias dimensões, mas a pior de todas é a de fazer a pessoa fingir que não há problema, se recusando a ver algo que poderia ser feito e,

4- Apontar culpados, tão tóxica quanto a anterior”. João Cordeiro.

5- “Accountability é, por definição, a atitude de pegar a responsabilidade para si e gerar respostas com resultados” João Cordeiro.

6- Use a tecnologia como aliada.

7- Transmita sempre os novos conhecimentos para o seu entorno. Ajude os outros.

8- Defina KPIs e metas e acompanhe-as.

9- Mantenha contato pessoal, direto, com seus clientes, parceiros, seu entorno, precisamos disto.

10- “O mundo está em constante mudança, por isso não se apegue a nada”. Reforçando uma citação de Sidarta Gautama (Buda) “, o que para mim é uma eterna verdade.

Mesmo com tudo isto, ainda é necessário pensar, agir, mudar e trabalhar de forma remota, o que com uma série de desafios nos força a mudar o comportamento com gestão à distância, ao tempo e certamente, exige outro tipo de postura de todos os líderes e empreendedores. No entanto, diante das previsões, que nada ainda é certo, desenvolver aspectos da liderança nesse sentido será imprescindível.

Como a única verdade é a mudança constante, viva o presente, planeje o futuro de curto prazo e aproveite a vida. Desenvolva uma postura antifrágil, será muito importante para enfrentar o que vem por aí. Afinal, é provável que o nosso maior desafio seja não apenas sobreviver à crise, mas conseguir, de alguma forma, ajudar as pessoas e as empresas a se beneficiarem dos imprevistos.

Namastê.

Compartilhe com os seus amigos!