
Qual é a dor que eles sentem e que sua empresa tem o poder de aliviar?
Essa é uma das questões fundamentais que você precisa responder para criar estratégias de marketing que não apenas atraiam a atenção, mas também conquistem corações dos seus clientes.
Mergulhei fundo no mundo das dores dos clientes. Aqui exploro não apenas o “por que” de identificá-las, mas também o “como”.
Afinal, entender essas dores é o primeiro passo para construir uma conexão genuína com seus clientes e oferecer soluções que realmente importam. Neste artigo vou citar a maior delas e nos próximos citamos outras importantes tanto quanto esta.
A maior dor de vendas no varejo é o problema ou dificuldades na prospecção, ou seja, localizar seu nicho, seu mercado potencial, seus clientes fortes. Os motivos são vários: falta de confiança, conhecimento raso sobre prospecção, treinamento inadequado dos colaboradores etc. Entretanto, existe uma certeza nesse meio: uma empresa que não prospecta está fadada à falência.
Aqui listo 4 dificuldades na prospecção e suas soluções:
- Não entregar o prometido – A entrega é sempre um gargalo, o fornecedor não cumpre com os prazos e não condiz com os demais serviços de pós-venda. Então procure manter rigorosamente o combinado e pratique o pós-venda para que seu cliente esteja e continue lincado com você, tenha um responsável por esta questão.
- Não treinar adequadamente os colaboradores – A prospecção é uma tarefa difícil, pois envolve a relação direta entre empresa e cliente, na qual o primeiro oferta e o segundo avalia. Assim, a base de relacionamento estabelecida aqui, assim como a forma de ofertar — os argumentos utilizados —, influenciam diretamente no resultado, ou seja, sua equipe de vendas necessita estar intensamente treinada sobre o produto e aspectos de relacionamentos diretos.
- Não fazer o esforço de prospecção – Outra dificuldade encontrada é que a gestão acredita não ser capaz de fazer a ação. E, com isso, deixa de investir na prospecção e não capta novos clientes. Importante que o gestor quando estiver na frente, busque se capacitar também neste tema para que a empresa continue andando nos trilhos do crescimento através da prospecção.
- Não entender o que o cliente quer – Um erro comum de profissionais, independentemente da área de atuação, é oferecer seus serviços focando na forma como eles são feitos. Alguém que trabalha com TI, por exemplo, vai falar só de processos e não de resultados; um médico explicará os procedimentos cirúrgicos, mas não os benefícios, o confeiteiro explica a qualidade dos produtos utilizados, mas não ressalta a satisfação da agradabilidade em comer, mesmo que na linha do natural, ou agradar o outro. Quem oferece uma festa, um café, pode estar em regime alimentar, mas tem a satisfação de agradar os convidados.
Para resolver esse problema, basta responder a uma pergunta: quando o cliente me procura, o que ele quer? Use a resposta dessa questão como seu principal argumento de venda.
Você precisa descobrir esta interrogação.
Se precisar, Venha Comigo! Posso te ajudar.
Namastê.
https://linktr.ee/willer.amaral