Performance, desempenho, resultado, melhora, nooosa! Eta! Nem acabamos de sair da pandemia e só se fala em melhoria, alta performance, resultados. Sabe-se que as empresas precisam de resultados positivos para crescerem. Aqui cabe um alerta, de que as pessoas estão sensíveis, tocadas pelos acontecimentos e muitas perderam, ao invés de ganhar com isto.
Avaliação de desempenho na busca de uma alta performance é bom e necessário para todos, pois leva ao crescimento. É uma metodologia que mensura a performance dos colaboradores e da empresa. Mas como alerta o ditado português, devagar com o adorno que o santo é de barro, o momento de realizar uma avaliação precisa ser considerado e neste de crise, não é hora de avaliação. Este é um dos pré-requisitos para que se tenha uma avaliação de desempenho satisfatória. Mas no momento de ascensão deve-se fazer.
Com exceções à parte, o que vai ser colocado neste artigo são pontos de vantagens e detalhes que a ferramenta traz para as organizações e seus colaboradores de modo individual e coletivo. O início de avaliação já é um grande diferencial para todos, ele inicia um período de frequência de feedback dentro da organização ao anunciar a utilização da metodologia, ao conversar com o colaborador para verificações de resultados, dentre outros pontos. Esta metodologia também se encaixa nas análises das hard skills e soft skills, e através destas análises pode se trabalhar planos estratégicos de acordo com a necessidade do avaliado. Estas estratégias podem levar o colaborador avaliado a desenvolver-se dentro da organização, se promovendo ou se adequando aos cargos ou até mesmo se desligando por não adequação. Trabalhar com ferramentas de avaliação e estar em permanente contato com o colaborador para que ele se desenvolva é uma metodologia aplaudível. Esta metodologia cria uma aproximação entre gestores e equipe, que se complementa com outras ferramentas de gestão como a 5W2H, para criar os planos de ação individual, a SWOT para desenvolver pontos fortes e eliminar os pontos fracos, a SMART para definição de objetivos e metas, trabalhar KPI´s para desenvolvimento coletivo, enfim, são inúmeras as vantagens que podem se subtrair desta metodologia.
Lógico, não seria aqui neste artigo o esgotamento do tema, mas despertar a consciência de cada um, dos gestores, dos colaboradores, das instituições envolvidas e até mesmo dos stakeholders, para que desenvolvam no tempo certo a aplicação desta metodologia avaliação de desempenho para alta performance.