
Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Nosso inconsciente tem muita responsabilidade em todas as nossas decisões, desde o levantar até ao dormir, passamos todo o tempo tomando decisões que são influenciadas pelos gatilhos. Segundo a psicologia, nosso cérebro é repleto de mistérios. Mas a ciência já tornou possível desvendar alguns deles. É sabido, por exemplo, que a nossa mente toma decisões com base em um contexto social e emocional. A racionalidade só surge depois, na tentativa de justificar a ação. Assim, um gatilho mental, quando ativado, pode provocar um sentimento favorável ou desfavorável. Por essa razão, é preciso usar essa técnica com responsabilidade e foco nos objetivos, o que você deseja com determinada ação? São vários os gatilhos mentais existentes. Os gatilhos funcionam como um “click” para despertar emoções. Com isso, as pessoas se sentem motivadas e engajadas para agir. Tudo é motivado pelo sentimento que leva à ação. Este processo de provocação dos gatilhos é muito usado pelo pessoal de marketing (publicidade/propaganda) nas empresas. Aqui vamos buscar pensar na educação, em formas de levantar a moral para o aprendizado, o engajamento de educadores e educandos.
São vários os gatilhos mentais. Sem querer aqui colocar todos, mas deixar exemplos mais utilizados.
Gatilho mental de escassez– Este é um dos gatilhos mentais mais famosos. Ele consiste em incitar nas pessoas a sensação de perda. Dessa forma, com medo de ficar sem a oferta, o interessado efetiva a busca pelo resultado. Na educação podemos oferecer prêmios, bônus e pontuação limitadas a poucos, assim o desafio da disputa e a busca pelo resultado melhora, e sempre temos um grupo em destaque, mas nunca esquecendo de estimular os demais a conseguirem.
Gatilho do Prazer x Dor- Já destacado pela psicologia que o ser humano tenta evitar a dor e buscar o prazer para enfrentar a vida. Mesmo com muita dor para alcançar um objetivo, gostamos da sensação de prazer quando somos recompensados por um esforço, percebemos alguma vantagem ou nos sentimos amados, por exemplo, após uma vitória. Por isso, tomamos decisões conscientes e inconscientes para alcançar resultados. No final, a recompensa pela vitória vem com uma carga de neurotransmissores que trazem alegria, bem-estar e disposição. Na educação, é preciso conhecer as dores da sua comunidade escolar (alunos, pais, escola), a sua persona, o que traz satisfação para ela e como a sua proposta de ensino ou de oferta pode levar de um ponto a outro. Mostrar presença na escola, mostrar sucesso do aluno, mostrar oportunidades para o futuro do aluno, qual a dor você se propõe a resolver com sua oferta. Por exemplo, melhores notas, melhor aproveitamento das oportunidades.
Gatilho do amor e conexão- Somos preenchidos em nossas necessidades quando amamos e somos amados, somos reconhecidos. Esse gatilho é uma construção de conexões afetivas ao longo do tempo, por isso, é necessário que você esteja sempre presente nas solicitações da sua comunidade, ajude, participe e se mostre disponível. Resolva. Seja protagonista nas ações.
Gatilho da Confiança- É pela confiança que conseguimos aproximação dos outros, é a base dos relacionamentos. Se você não confia em uma pessoa, provavelmente vai evitar se aproximar dela, expor seus sentimentos ou construir uma relação. Crie confiança na sua comunidade, ela precisa confiar que você vai ajudar, que está disponível, seja flexível. Lembra que o ser humano quer evitar dor e sofrimento? Na relação também é assim. Por isso, é importante construir uma relação na base da transparência.
Gatilho da Significância- O ser humano gosta de se sentir significante. Trate sua comunidade como se fosse única, quando somos percebidos, ouvidos e valorizados, nos sentimos especiais, únicos, importantes. Tenha sempre o nome das pessoas, mostre que ela não é mais uma, mas a mais importante. Ela tem nome, gostos, dúvidas. Mantenha datas importantes realçadas, de aniversários, de casamentos, de formaturas. Isto é importante para as pessoas se sentirem únicas e reconhecidas.
Gatilho da Escassez- O gatilho da escassez é um dos mais usados, ele provoca o instinto de sobrevivência, se está acabando que quero. Logo ofereça vantagens com números reduzidos, sempre realçando que está acabando a oportunidade. Mostre que os pontos extras, o destaque ou o prêmio será dado a quem atingir primeiro a meta, seja ponto, prêmio ou destaque na comunidade.
Gatilho da Urgência- O gatilho da urgência é muito próximo do gatilho da escassez, porque também desperta a sensação: “está acabando, preciso correr!”. Porém, a urgência está mais relacionada ao tempo. Então, é preciso correr para não perder o prazo! Tenha sempre a data definida, seja do início e do fim, isto define a urgência.
Gatilho da Exclusividade- O gatilho mental da escassez, do prazer, ajuda neste gatilho. Despertam o lado importante, exclusivo das pessoas e aí desperta o lado esnobe do ser humano. Se uma pessoa tem acesso exclusivo a uma informação, um lugar, um produto ou outra pessoa, ela tende a se sentir superior aos outros. Dá aquela empinada no nariz, sabe? Mantenha sua comunidade como exclusiva
Gatilho da Novidade- Novidades podem ser boas ou ruins. Mas o nosso cérebro cria a expectativa de que elas vão transformar a vida para melhor. O potencial de prazer nos faz gostar do que é novo.
Tenha sempre novidades em suas aulas, busque atividades lúdicas e jogos que despertem a vontade de participação em sua comunidade. Saia do quadrado, invente, tente, recrie.
Gatilho da Curiosidade- A curiosidade surge na lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. A curiosidade é um dos gatilhos mentais mais motivadores. Foi pela curiosidade sobre a maçã que caiu no chão, que Newton concebeu a lei da gravidade. Não fosse a curiosidade sobre as tartarugas de Galápagos, Darwin não teria criado a teoria da evolução. Buscamos novos conhecimentos para aliviar aquela “coceira mental” que nos aflige. Então, provoque seu aluno a pesquisar e experimentar o “Guru” Google, a internet, para buscar informações sobre sua disciplina.
Gatilho da Prova social- O gatilho da prova social mostra que somos seres sociais, vivemos em grupos e queremos nos sentir parte deles, somos gregários. Por isso, tomamos decisões com base no que as pessoas pensam ou nas expectativas que têm sobre nós. Faça referência e mostre sempre os seus alunos que são empreendedores, que já se formaram e são sucesso. Leve-os para dentro da sala de aula e apresente-os para a turma. São provas vivas dos resultados dos seus projetos.
Gatilho da Autoridade- Perceba que a autoridade deve ser conquistada. Não basta saber, você tem que mostrar que sabe fazendo relações e ganhando a confiança de todos. A autoridade faz com que você seja reconhecido em um grupo. Tenha autoridade e dê autoridade aos participantes de seu grupo. Trabalhando assim você se torna destaque e fica reconhecida na comunidade.
Gatilho Storytelling- Nada como uma boa história, já dizia meu avô. A contação de histórias vem desde antes da escrita. Isto conecta pessoas, provoca reações e compartilha sentimentos. São por estes fatos que o aprendizado fica, principalmente pelo sentimento que grava. Busque histórias que retratam a realidade de sua comunidade, trabalhe sua vida pessoal, sua formação e busque na comunidade as interessantes que possam ser reconhecidas pelo grupo.
Gatilho Comunidade- Somos seres gregários, humanos e sociais. Precisamos nos agrupar, pertencer a grupos, compartilhar vivências. A comunidade em que vivemos faz parte da nossa identidade como indivíduos. Por isso, o gatilho da comunidade é tão forte. Fazer as pessoas se sentirem parte de um grupo, conectadas com os valores compartilhados entre os integrantes, é motivador. Elas se sentem acolhidas, envolvidas, querem contribuir e participar. Este é um gatilho que complementa o anterior, trabalhe junto com a comunidade escolar para construir seus projetos e delinear suas aulas maker.
Gatilho da Simplicidade- Busque trabalhar com o que tem, utilize a metodologia do “Efectuation”.
Quando algo parece difícil, complexo, a tendência é afastar-se. Atualmente tudo fica mais simples se enfrentamos, buscar ajuda e utilizar-se de meios digitais, criando caminhos mais rápidos e eficientes.
Gatilho do Propósito- Tenha um propósito para o que você faz. Deixe isto claro para a comunidade, é isto que dá sentido à vida, é por isto que se conectam com você. Na comunidade, seja a referência, seja a autoridade, e dê sempre os porquês das ações. Agindo assim você sempre vai se manter à frente e conquistar os propósitos definidos para seus projetos. Nos tempos de hoje é necessário estar engajado, ativo, comprometido com nossa comunidade. Esta comunidade está diferente, acredite e vá em frente., confie em você, crie um compromisso com sua comunidade, com seu mundo.
Enfim, relacionado aqui alguns gatilhos mentais que você pode usar para criar estratégias de trabalho com sua comunidade escolar, com as ações de sua vida e tornar tudo mais eficiente e com mais qualidade de vida. Quando pensar nas suas abordagens, procure embasar as suas escolhas em alguns desses gatilhos, que vão direto no inconsciente do seu público para facilitar as decisões de seu dia a dia.
Mais uma vez, espero ter balançado seu pensar e provocado uma busca de informações complementares que aliviam o seu dia a dia. Se gostou, divulgue e nos siga nas redes sociais.
Namastê.