Gerenciador de fluxo de caixa simplificado

Para muitos, Fluxo de Caixa é somente o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio. Mas é importante ressaltar que o Fluxo de Caixa pode ser muito mais que um simples registro destes valores. O Fluxo de Caixa pode ser uma ferramenta de muita importância para os gestores se for bem trabalhada.

É fundamental para que o Fluxo de Caixa se torne uma ferramenta de gestão, que os registros de ganhos (entradas) e gastos (saídas) sejam detalhados e efetivados com disciplina e sem erros. De acordo com a necessidade da empresa, seu controle pode ser de forma diária, semanal ou mensal. Isto faz com que esta ferramenta forneça dados para que você possa tomar decisões mais precisas e de forma mais ágil.

Esta ferramenta, Fluxo de Caixa, pode inicialmente ser elaborada e efetivada em planilhas simples, até mesmo em Excel. Conforme o porte da empresa, ou na medida em que as análises pedem maior profundidade, se torna necessário e é recomendável buscar planilhas mais complexas e com mais opções de recursos, tipo ferramenta de gestão financeira.

Na medida em que se efetiva os registros dos ganhos e dos gastos, é possível construir uma base de dados com a qual o gestor passa a ter subsídios para importantes e ágeis tomadas de decisão. Permite que o gestor possa, por exemplo, saber em qual dia, semana ou mês, ele tem ou vai precisar de recursos financeiros para suas negociações. A base de dados permite que você tenha informações periódicas para análise do desempenho da empresa e inúmeras outras vantagens como:

  • Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;
  • Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos;
  • Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;
  • Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;
  • Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo;
  • Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;
  • Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra. (fonte: Sebrae)

O fluxo de Caixa permite ainda que se faça uma análise projetada das possíveis ações da empresa, baseadas em seu resultado.
Como pode-se perceber, é possível ter uma análise do presente para construção de uma visão futura da empresa e visualizar onde pode ocorrer possíveis descompassos entre ganhos e gastos.

Portanto, como pode ser observado pela leitura do texto, o Fluxo de Caixa cumpre importante papel na saúde financeira do seu negócio e o auxilia na tomada de decisão.

Nós, da TWS Consult, sabemos da importância de uma boa gestão financeira e, por isso, buscamos explicar o conceito de fluxo de caixa da forma mais simples possível para ajudar você no dia a dia do negócio. Nosso objetivo é facilitar a administração e mostrar que cuidar dos números é menos complicado do que se imagina. Por isso, elaboramos 8 dicas fundamentais para ajudar você a manter o Fluxo de Caixa
sempre em dia e, consequentemente, obter os melhores resultados.

Confira:

1 – Registre e categorize todas as movimentações

Importante que você crie categorias diferentes para seus ganhos e gastos. Registro todos eles. Desta forma fica mais fácil você gerenciar seus ganhos e gastos e evitar desperdícios de dinheiro.

2 – Verifique o fluxo de caixa diariamente

Para que sua gestão financeira fique sempre confiável e segura, faça um
acompanhamento e registros diários da movimentação financeira de sua organização. Este processo evita surpresa e prevê situações complicadas onde você pode tomar decisões antecipadas e ágeis.

3 – Planeje e gerencie o estoque

Você sabe qual o valor do seu estoque hoje? Você conhece qual o máximo e qual o mínimo você precisa ter no estoque de cada item? Pois é, na maioria das vezes, seu estoque é um capital que não rende juros nem gera renda, ou seja, é um capital imobilizado. No entanto, o dinheiro investido nele pode impedir que você aproveite outras oportunidades mais lucrativas para sua empresa. Portanto, busque entender os níveis de controles necessários de seu estoque para que você entenda seu financeiro investido e fazendo este controle você pode acrescentar investimentos e gastos no seu fluxo de caixa.

4 – Pense em longo e em curto prazo

Com um controle efetivo do Fluxo de Caixa, é possível fazer uma projeção de seus ganhos e gastos a curto, médio e longo prazo. Compare mensalmente o que você projetou e o que você realizou, assim você pode nivelar, remanejar ou até mesmo cortar gastos.

5 – Avalie seu capital de giro e seja realista

Fazer análises periódicas no seu Fluxo de Caixa, permite você avaliar se você obteve o retorno desejado com a venda de seus produtos ou serviços. Até mesmo avaliar seus centros de custos se estão distribuídos conforme deve ser.

6 – Determine padrões de crédito para seus clientes

Antes de definir padrões de credito para seus clientes, é preciso entender que há duas situações possíveis e que precisam ser avaliadas para saber qual caminho é mais vantajoso para o seu negócio. Uma é quando as exigências são baixas. Isso quer dizer que você tem muitos consumidores qualificados para comprar e as vendas sobem rapidamente, mas em contrapartida é necessário ter um estoque alto de produtos para atender ao público. A outra é quando as exigências são altas. O número de pessoas com crédito qualificado para comprar seus produtos diminui e, consequentemente, as vendas também. Por isso, avalie bem qual dessas duas situações é a mais benéfica para a sua empresa e, então, planeje as ações com cuidado, deixando tudo preparado para qualquer situação que possa aparecer.

7 – Conte com a ajuda de um sistema de gestão financeira

Como citado no início, o Fluxo de caixa pode ser efetivado em uma planilha simples, mas pode não ser a melhor opção. Ao analisar você perceberá se existe necessidade de um maior aprofundamento e então opte por uma sistema de gestão financeira mais completo, que te dê segurança e controle com maior profundidade. Um sistema de gestão computadorizado por te dar maior flexibilidade e manter seu histórico de forma mais acessível, o que favorece seu planejamento futuro.

8- Evite gerar notinha avulsas

Muito comum nas empresas de pequeno porte a geração de “notinhas” na vendas a prazo. Portanto, busque evitar tal procedimento utilizando de programa modernos que gerem boletos ou controles de cartões de créditos ou débitos garantindo seu recebimento e evitando problemas no fluxo de caixa.

Compartilhe com os seus amigos!