Não precisa ser adivinho para acertar.
Vive-se uma pós pandemia onde um empurrão levou o mundo, com dores, PRÁ FRENTE cinco anos. O FUTURO é agora, hoje. O Mundo vive uma demanda crescente que já acontecia em passos lentos e agora acelerou com a quarentena. O cliente ficou fechado em seu habitat e o desejo de consumo foi altamente acelerado. O consumidor é o mesmo, porém, aprendeu que tudo pode ser mais simples, mais rápido e com maior satisfação se ele participa do processo, o consumidor MAKER, ele aprendeu a fazer e a ver o processo de forma mais efetiva. Isto fez com que uma bolha de demanda surgisse e agora a produção não está preparada, pois as empresas não se organizaram para esse crescimento, desejavam, mas não se prepararam. A pandemia simplesmente acelerou isto, inclusive a indústria de matéria prima que também foi afetada pelo momento, e está reduzida.
Uma pesquisa da Trend Watching demonstra quais canais e experiências deverão ser cada vez mais requisitadas pelo consumidor. A empresa precisa de forma latente atender esta requisição, oferecendo produtos e serviços tradicionais, mas com um novo olhar do consumidor que ficou mais exigente com a velocidade de atendimento, porque ele entrou na era digital, exige empresas mais responsivas. Essa era trouxe junto novas tendências que fizeram o consumidor agir de forma diferente, vejam alguns exemplos para reflexão.
Tecnologias para experiências imersivas no ambiente online, ex. Show do artista Travis Scott no jogo Fortnite. Isto trouxe uma experiência virtual de forma interativa com o publico deste show. No Brasil tivemos os artistas mais populares realizando Live de shows com mais de 200 mil inscritos, isto mesmo, 200 mil que na maioria participaram do show online. Onde e em que espaço você colocaria este público? Entenderam a diferença que o virtual trouxe. Este fenômeno vai acontecer em outras experiências virtuais menos competitivas, viagens, varejo, atendimento na área de saúde através do virtual, consultorias e outros.
Shopstreaming Live Commerce, compras em tempo real através de recursos em transmissões ao vivo, ex.: Empresas de moda fazendo Live Commerce na China. Aqui no Brasil já assistimos isto acontecer com setor de leilões de jóias, animais e coleções especiais. Duas das maiores ondas digitais da Ásia: e-commerce e livestreaming, estão se fundindo. Isso está definindo a próxima direção para compras online e conexões sociais: interativo, experiencial e em tempo real. Você viu na pandemia o mercado que mais cresceu, o digital. Vai ficar de fora?
Bem-estar, ambientes físicos que transmitem a sensação de satisfação e saúde. Ex.: Escritórios com plantas, lojas de roupas com vibe de natureza. Isto foi percebido nas Lives que foram realizadas no Home-Office mostrando um fundo mais humanizado. Transforme seu negócio em um ambiente atrativo e mais humanizado.
Status Virtual, aquisição de bens virtuais, como BitCoin ou tecnologias de realidade aumentada. EX.: Yoox, varejista que permite compra de vestidos virtuais. O desejo crescente de consumo sustentável e a crise do Corona vírus elevou a proposta de valor de bens virtuais.
Parcerias e fusões de grandes empresas já provocam mudanças no processo e comportamento de compras do consumidor. Para evitar delongas, os exemplos acima já nos fazem refletir sobre o futuro, então perceba seu momento respondendo às perguntas: Estamos preparados para esses novos comportamentos? Estamos prontos para atender novas expectativas?
Deixo a dica de que o TBC é um ótimo método para enfrentar este futuro presente. Comece entendendo o seu cliente de forma mais humanizada, mais próxima, seja mais responsivo.
Fique atento e Namastê.