Reinventar a gestão!

Todos os CEO’s bem preparados do mundo sabem que planejamento estratégico, visão do futuro e atitude de forma clara, são fundamentais para uma gestão de excelência. Lógico, além de outros fatores essenciais como foco na liderança, comunicação aberta, firmeza no ato de delegar, feedback constante, motivação de colaboradores, ter no time pessoas com diferentes habilidades, estar em busca de soluções e harmonizar tudo isto com sinergia, é fundamental. Tudo isso dá uma previsibilidade para a gestão de forma a conseguir resultados eficientes e até eficazes.

A pandemia fez com que todos estes fatores fossem derrubados da noite para o dia. Perdeu-se a previsibilidade de todo que haviam traçado nas últimas reuniões estratégicas. Agora os CEO’s enfrentam um desafio, e talvez o maior, quebrar toda teoria aprendida e praticada sobre planejamento estratégico de médio e longo prazo e traçar estratégias no escuro com pouquíssima previsibilidade do que pode acontecer na economia do País nos próximos meses. (João Paulo Ferreira, presidente da Natura).

Tudo que estava planejado muda e necessita ser adaptado, flexibilizado e com muita resiliência para um período de curto prazo. Não é possível mais olhar a longo prazo, é necessário trabalhar com uma política de sobrevivência, como em uma guerra, é preciso estar consciente do momento, do dia, para que as ações sejam realizadas em curto prazo para que a probabilidade de acerto seja maior e a rapidez do consertar erros seja tão veloz quanto as ações realizadas pela melhor equipe de apoio de uma formula um.

Já se sabe que a retomada não é retilínea, será sazonal em seus momentos e que em cada ponto do mundo será diferenciada. Os fatores já relacionados influenciam de forma incisiva acredite nisto, e ainda é necessário que cada líder saiba como está cada funcionário, pois problemas emocionais podem prejudicar o desempenho e toda a estratégia definida. (Claudia Woods, diretora geral da Uber Brasil)

O mundo ficou mais digital, já é percebido, avançamos pela dor e um avanço que traz perspectivas revolucionarias nas organizações, na área educacional, de saúde, de transportes e principalmente, em nossa forma de comunicação.

Vamos conviver com todas as mudanças já percebidas e teremos não um “novo normal” porque já não estávamos normais, mas um “novo modo” de comportamento e de atitudes que muda definitivamente o futuro de tudo. O valor do pertencimento deve ser levado em consideração com mais ênfase do que foi dado até então. Agora nós pertencemos à uma família, uma empresa, uma cidade, um país, uma equipe.

Segundo Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, agora é hora de agirmos com a mentalidade de uma startup, dar guinadas rápidas conforme a demanda do mercado. Para isto é necessária uma visão clara e imediata do mercado, das necessidades dos clientes e trabalhar nosso mindset com uma intensidade flexível como nunca experimentada.

Paulo Correa, (C&A) diz que, passado o susto inicial com preocupações relacionadas ao caixa e com o faturamento voltando, é hora de olhar a questão estrutural e avaliar os investimentos necessários para melhorar todos os produtos e novos canais de vendas. “Agora, o desafio é garantir a velocidade e qualidade das novas iniciativas, avaliar o potencial de cada uma delas e ver como se comportam nos médio e longo prazos.” (ESTADÃO CONTEÚDO 02 AGO 2020).

Tânia ainda cita que “Para uma empresa ser relevante nos próximos 10, 20, 30, 40 anos é preciso saber escutar, gerar empatia e ter coragem de se reinventar mesmo que esteja numa posição bem sucedida. Se não for capaz de gerar a próxima ruptura do seu mercado, outra fará isso.”

Finalizando, para sobreviver pós pandemia é necessário, urgente e até imperativo que o seu negócio seja remodelado, se possível, reinventado. O momento é próprio para que esta ação seja realizada, a sobrevivência é dependente desta ação. Existem muitas ferramentas e processos disponíveis e várias instituições ofertando, até mesmo de forma free, modelagem de negócio.

Se você é um empresário, empreendedor, líder ou profissional da gestão, remodele sua forma de ação, não deixe a oportunidade passar, o futuro depende desta ação agora.

Aproveite para analisar e melhorar seu negócio, sua forma de trabalho, para se aproximar mais de seus colaboradores, clientes e fornecedores.

Esteja aberto a novos aprendizados, preparado para consequências que virão e adapte-se o momento exige isto. SUCESSO e Sobrevivência.

Compartilhe com os seus amigos!